SIGNIFICADO DO SÍMBOLO DA IGREJA DE DEUS

SIGNIFICADO DO SIMBOLO DA IGREJA DE DEUS

A cruz representa o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (1 Co 1.18-24), porém não podemos fazer dela um ídolo e reverenciá-lo como se tivesse, em si mesma, qualquer poder, em contraposição, não devemos também desprezar a riqueza de significado que ela possui; como disse um ilustre pregador: “Sempre que você vir uma cruz, lembre-se de que nela Deus escreveu com tinta de sangue: Eu amo você”.      
É preciso também diferenciar a cruz do crucifixo, pois são símbolos totalmente diferentes. No crucifixo, Jesus está morto, impotente; na cruz vazia, celebra-se a ressurreição, a vitória do Senhor sobre nosso último inimigo, a morte (1 Co 15.26). A cruz, portanto, é um símbolo tão precioso e rico de significado quanto são os outros símbolos da fé cristã, como a Santa Ceia, por exemplo, na qual o pão representa o corpo, e o vinho, o sangue do Senhor. 
círculo vermelho,  do símbolo da Igreja de Deus, que é  uma chama,  representa o poder pentecostal  que foi derramado sobre a Igreja (At.2:1-13), simboliza o poder do Espírito Santo, que capacita e prepara o crente para o serviço.    
O termo pentecostal tem origem na palavra Pentecostes (pentekosté) e significa quinquagésimo. A Festa de Pentecostes acontece sete semanas depois da Páscoa – mais exatamente, 50 dias – e dura um dia. Inicialmente, na “Festa da Colheita”, como era conhecida, os judeus ofereciam a melhor parte de suas colheitas a YHWH. Depois, passaram a comemorar Pentecostes como a “renovação da Aliança” entre Deus e seu povo, após a primeira Aliança no monte Sinai (Os 10 mandamentos).     
A Festa das Colheitas ou Semanas, entregava-se uma porção dos primeiros grãos colhidos. Esta festa recebeu, a partir do domínio Grego, o nome de Pentecostes. A partir das reformas de Esdras e Neemias (9,1 – 10,39), em meados do século V a.C., a Festa de Pentecostes passou a celebrar o Dom da Lei no Sinai, a festa da Aliança entre Deus e o povo, e no cristianismo, passou a representar a capacitação do Espírito Santo sobre os apóstolos, que aconteceu na festa citada, onde surgiram "línguas de fogo" sobre a cabeça dos mesmos, recebendo os Dons Espirituais e começaram a falar em outras línguas, revelando as manifestações do Espírito Santo, sinais que até hoje acontecem na Igreja de Deus.


                     Prof. Pr. Dr. Antônio Carlos Agda Novaes



TEMPO DE ESPERA

PEDIDOS DE ORAÇÃO